TECNOLOGIA OU METODOLOGIA?

Será que inserir novas tecnologias na escola, sem saber utilizá -las corretamente é positivo? Fará dela uma escola tecnológica com bons resultados na aprendizagem? É evidente que não.

educacao_tecnologia.jpg
Precisamos mudar a metodologia, de acordo com os avanços tecnológicos atuais. Os educandos estão imersos no mundo tecnológico, que precisa ser direcionado também para a educação. Segundo Prensky(2001), os alunos são Nativos Digitais e os educadores os Imigrantes Digitais.
Eles vivem a tecnologia diariamente através de celulares, internet, games diversos e não tem medo de usar os recursos disponibilizados. Os educadores, por sua vez, estão começando a descobrir a tecnologia em passos lentos. Mesmo sendo imigrantes digitais, os educadores precisam caminhar, ao menos, lado a lado com os nativos digitais ensinando e aprendendo com eles a cada dia.




Não adianta inserir a tecnologia no cotidiano escolar e não mudar a metodologia de ensino. A tecnologia é uma das ferramentas necessárias para que a aprendizagem aconteça. Ela nos dá a possibilidade de criar, inovar, compartilhar ideias e bons resultados, se bem aplicada.

tecnologia_e_escola.jpg
Mudar a metodologia de ensino não é disfarçar uma prática ou tentar mascará -la com recursos tecnológicos. É preciso pensar e refletir sobre sua prática pedagógica, avaliar se os objetivos foram alcançados e replanejar quando necessário. Sem mudanças as aulas tornam - se cansativas, desinteressantes, bagunçada, improdutiva. Muitos educadores tem medo de mudança, sentem - se pequenos, perdidos e, até mesmo, incapazes diante de tantas novidades. Mas o primeiro passo é integrar - se, conhecer os recursos tecnológicos e usá - los em seu fazer pedagógico.
tec.jpg

profcomp.gif










http://ideiasconectadas.blogspot.com/2010_09_01_archive.html
http://tcnologiaeducacional.blogspot.com/
http://vildi-vildi.blogspot.com/2009/11/integracao-das-tecnologias-na-educacao.html
http://luciahelenaprofessora.blogspot.com
Imagem: Nativos digitais e imigrantes digitais disponível em: http://douglasmachadoblog.wordpress.com/2011/03/02/imigrantes-digitais-vs-nativos-digitais/.
Acesso em: 15/05/2011.